Design Sprint para soluções digitais
Design Sprint para soluções digitais
Contexto
O Design Sprint foi construído a partir de um diagnóstico inicial que nos apontou uma grande necessidade na dimensão 'pessoas' dentre outras 6. Esta oportunidade foi vista como o principal fator de uma mudança cultural e, a melhor forma de iniciar uma mudança cultural é envolvendo as pessoas certas. Então foi mobilizada ação para a criação de soluções digitais em 5 dias.
Desenvolvimento
Entende-se que a cultura digital revela como os colaboradores tratam a transformação digital e a inovação na cooperativa, podendo ser evidenciada pelo engajamento e pelo ambiente propício para a exploração do tema. Para que isso acontecesse na prática, algumas ações foram estabelecidas para promover comportamentos e posicionamentos aderentes à estratégia de Transformação Digital e Inovação. 4 pilares guiaram a iniciativa:
- Criar um plano de desenvolvimento da cultura digital, alinhado à estratégia da Agrária;
- Mapear as áreas, processos e os projetos prioritários para o desenvolvimento da cultura digital;
- Prospectar metodologias, técnicas e ferramentas de construção e fortalecimento da cultura digital;
- Capacitar o time sobre pessoas e metodologias, técnicas e ferramentas de desenvolvimento da cultura digital.
Resultados
Em 2024 foram rodados 8 sprints que focaram em comportamentos, revisão de processos e ajustes analógicos e em 2025 segue-se com os grupos, com o foco na prototipagem, e os encontros acontecem por 5 dias consecutivos seguindo a metodologia de Design Sprint. Ao final, encerra-se com o protótipo validado que, em seguida, entra em uma esteira de desenvolvimento para a construção do MVP (Mínimo Produto Viável).
O maior ganho é a assertividade dos MVPs que são validados com diversas áreas. Além disso, a própria metodologia promove um senso crítico e de priorização, impactando diretamente na eficiência da equipe de desenvolvimento, sem exceções, para validações ou funcionalidades desnecessárias.
Próximas iniciativas
Os objetivos são envolver as 42 áreas de negócios nos desenhos e atingir um nível de digitalização assertiva nestes departamentos até final de 2028.
Responsável pelo case
Alessandro Branco
Especialista de Projetos Estratégicos
E-mail: acbranco@agraria.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Lar Cooperativa: automatização dos pedidos de ração
Para eliminar problemas com esquecimentos por parte dos avicultores, cooperativa criou sistema que proporciona melhor planejamento de compras.. Para eliminar problemas com esquecimentos por parte dos avicultores, cooperativa criou sistema que proporciona melhor planejamento de compras.
Digitalização de processos na Unimed Maringá
Serviços como emissão de boletos, assinatura de contratos e liberação de guias e exames são disponibilizados em app. RESUMO Unimed Regional Maringá coloca em prática pilares do seu programa de inovação e melhora a experiência de seus clientes no digital. Processos administrativos como emissão de boleto e faturas, assinatura de contratos e liberação de guias e exames foram digitalizados, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.
Open Innovation Unimed Curitiba: Saúde Digital e Inteligência Artificial como Estratégia de Futuro
A Unimed Curitiba fortaleceu sua atuação em inovação aberta (Open Innovation) por meio de parcerias estratégicas, programas de capacitação e conexão com ecossistemas de inovação.
Parceria SSCROP
O projeto começou em 2022 e teve como objetivo testar a plataforma de gestão de um parceiro (startup) com cooperados.