Inteligência Algorítmica em Análise Preditiva

Inteligência Algorítmica em Análise Preditiva
Desafio
Monitorar o comportamento dos usuários dentro do sistema exigiu a criação de mecanismos para registrar, organizar e interpretar grandes volumes de dados de navegação e ações é um desafio. Ainda, a crescente complexidade dos dados e a dificuldade em identificar padrões de comportamento suspeito de forma eficiente movimentou a Cocamar a buscar soluções para aprimorar seus processos.
Contexto
O Projeto surgiu da necessidade de transformar o processo de análise de riscos e fraudes, que até então era reativo e manual, em um processo proativo e automatizado. O contexto envolvia a crescente complexidade dos processos e a dificuldade em identificar fraudes de forma antecipada, motivando a criação de um sistema que monitora o comportamento dos usuários no sistema. Por meio do sistema, analisa-se como cada colaborador interage com as funcionalidades para detectar padrões suspeitos de uso.
Foi necessário garantir que os dados coletados fossem relevantes, éticos e respeitassem a privacidade dos colaboradores. Para tanto, o modelo precisava ser customizado para o contexto específico da cooperativa, o que exigiu conhecimento técnico avançado e um processo contínuo de testes e ajustes.
Um dos maiores desafios foi traduzir comportamentos humanos em indicadores objetivos de risco, sem gerar falsos positivos ou comprometer a confiança dos usuários. Foi essencial promover uma colaboração estreita entre TI, auditoria, compliance e as áreas operacionais, para garantir que os modelos refletissem a realidade dos processos e fossem aplicáveis no dia a dia. Não havia automação no processo, era tudo de forma reativa (dependência exclusivamente de Canal de Denúncias)
Desenvolvimento
O projeto foi estruturado para desenvolver um sistema de análise preditiva, focado inicialmente no processo de faturamento, por ser o mais vulnerável a fraudes.
Necessidades para implementação:
- Customização de algoritmos;
- Estruturação de todo o banco de dados;
- Modificação do sistema atual de análise;
- Zero investimento financeiro
Ferramentas utilizadas:
- Tecnologias de ciência de dados;
- Sistemas de gestão de dados internos;
- Ferramentas de visualização e análise preditiva.
Áreas envolvidas:
- Faturamento (escopo do projeto);
- TI (para desenvolvimento e integração do sistema);
- Compliance e auditoria (para validação dos critérios de risco).
Resultados
A Cocamar obteve resultados financeiros e não financeiros. Dentre os financeiros, houve redução de perdas financeiras com fraudes e otimização de recursos humanos com automação de análises. Com relação aos impactos não financeiros, foi possível observar a melhoria na cultura de prevenção e segurança, aumento da confiança nos processos internos e fortalecimento da governança de dados.
Apesar do sucesso da ação, aprendeu-se que poderia sido antecipado o envolvimento de mais áreas desde o início.
Com a ação a cooperativa aprendeu a utilizar a análise preditiva como ferramenta estratégica e identificou a necessidade contínua de capacitação em tecnologia e dados.
Próximas iniciativas
Pretende-se refinar os algoritmos com mais dados históricos e ajustar os indicadores de risco com base nos primeiros resultados preditivos
Também há projeção de expansão do sistema para outras áreas sensíveis a fraudes, como recebimento, logística e demais áreas. O projeto foi estruturado para abranger novos processos de outras áreas da cooperativa.
Responsável pelo case
Gabriela Luiza Araujo dos Santos
Analista de Inovação e Processos
E-mail: gabriela.santos@cocamar.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cocamar investe em previsão climática para tomar melhores decisões na produção
A Cocamar, buscando aprimorar a tomada de decisão de seus cooperados e contribuir para o desenvolvimento agrícola, está investindo em um sistema de previsão climática de alta precisão. Diante da imprecisão das previsões existentes no mercado, a cooperativa decidiu criar uma rede própria de estações meteorológicas e, atualmente, busca oferecê-las à população. Para isso, a Cocamar está buscando parcerias com o poder público e empresas privadas.

Gente de Resultado – Inovação, Engajamento e Reconhecimento na Frimesa
O Programa Gente de Resultado consolidou-se como uma iniciativa essencial para promover inovação, engajamento e reconhecimento dentro da Frimesa. A valorização das boas ideias fortalece a cultura organizacional e impulsiona a empresa rumo a um crescimento sustentável e colaborativo.

Chatbot inteligente da Integrada vence prêmio internacional de inovação
Com base na inteligência artificial, assistente virtual IRIS-Integrada aprimora relacionamento com clientes e cooperados. O chatbot IRIS-Integrada utiliza a inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cooperados e clientes da Integrada Cooperativa Agroindustrial. Ativa desde fevereiro de 2023, a ferramenta atua no atendimento ao cliente e na pré-venda de produtos da cooperativa. Por meio de uma foto de um pet, por exemplo, a IA consegue descobrir o alimento mais adequado e encontrar distribuidores próximos. Apesar de recente, o projeto já venceu o Prêmio de Inovação da Oracle Cloud para a América Latina.

Agrária: pioneirismo em inovação para nutrição animal
Com a robotização do sistema de ordenha de bovinos, cooperativa detectou oportunidade de criar alimento animal que aumentasse a produção de leite. A Agrária - cooperativa dedicada à produção de soja, milho, trigo e cevada e ao beneficiamento dessas commodities para produção de malte, farinhas, ração animal, sementes, óleos e farelos - investiu no desenvolvimento de uma ração específica para animais de ordenha com a finalidade era aumentar a produção de leite.