Programa de Propriedade Sustentável

Programa de Propriedade Sustentável
Desafio
Promover e certificar práticas sustentáveis nas fazendas ainda representa um grande desafio, devido a fatores como a complexidade das legislações, os altos investimentos necessários e, em alguns casos, a resistência a mudanças.
Contexto
O mercado tem se movimentado cada vez mais em direção à exigência de práticas sustentáveis, impulsionado pela crescente demanda de clientes e consumidores. Esse fenômeno já é evidente em setores como a indústria têxtil, farmacêutica e alimentícia, e o agronegócio não é exceção.
Este projeto tem como objetivo implementar um programa interno para preparar as propriedades dos cooperados na adoção de práticas sustentáveis. Estruturado com base em quatro certificações sustentáveis, o programa é organizado em cinco níveis de evolução e fundamentado em cinco pilares essenciais: Ambiental, Trabalhista, Ocupacional, Boas Práticas Agrícolas e Gestão da Propriedade, incluindo o cumprimento das legislações pertinentes. Seu funcionamento é baseado na metodologia PDCA, através de ciclos de auditorias, plano de ação e execução.
Desenvolvimento
Foi realizado benchmarking com empresas que já possuíam programas preparatórios de certificação para fazendas. Esse processo permitiu uma análise detalhada sobre a estrutura desses programas, identificando seus principais desafios e benefícios para as propriedades rurais.
Para a implementação, ferramentas da metodologia DMADV foram utilizadas, incluindo Project Charter, árvore de requerimentos, construção e teste de MVP, design sprint, redução de complexidade, FMEA e plano de gerenciamento. As áreas envolvidas nesse trabalho foram ambiental, ocupacional, técnica, qualidade, gestão de pessoas e Coopsoli. Além disso, houve treinamentos sobre as normas vigentes e eventos especializados para aprofundamento técnico.
O programa foi testado em duas UDTs (Unidade Difusora de Tecnologia) e também em duas propriedades de cooperados.
Resultados
O programa proporciona maior visibilidade à cooperativa, destacando seu compromisso com o incentivo e o apoio às práticas sustentáveis. Além disso, foi realizada uma análise de viabilidade financeira para avaliar o potencial de retorno dos prêmios concedidos a produtos sustentáveis.
O programa está pronto para submissão de equivalência à FEFAC, diretriz de sustentabilidade para rações, o que pode abrir novas oportunidades de mercado. Também está preparado para reconhecimento como um programa de promoção de boas práticas agrícolas pelo MAPA, possibilitando melhores condições de financiamento nos Planos Safra.
Próximas iniciativas
O programa funcionará por ciclos, absorvendo aos poucos fazendas selecionadas e interessadas nas certificações. Nos primeiros anos será aplicado com equipe interna, mas, a projeção, é contratar uma equipe terceirizada para fazer as auditorias e acompanhamentos, e a Cocamar fazendo a gestão do programa.
Responsável pelo case
Gabriela Luiza Araujo dos Santos
Analista de Inovação e Processos
E-mail: gabriela.santos@cocamar.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Coopavel usa inteligência artificial para automatizar inspeção no abate de frangos
Equipamentos garantem qualidade do processo de sangria, de forma a melhorar a produtividade e evitar desconformidades. Em busca de soluções para automatizar a inspeção do processo de sangramento de frangos, a Coopavel adotou um sistema que une inteligência artificial e processamento de imagens. O sistema monitora se as aves foram adequadamente sangradas e, em caso de falhas, emite alertas. Com isso, a cooperativa consegue melhorar a produtividade e, desde que o sistema foi implementado, conseguiu evitar autuações por falhas no procedimento.

Espaço Impulso - Hub de Inovação do Agronegócio
Espaço Impulso atua como um catalisador para soluções tecnológicas e sustentáveis que promovem melhorias no agronegócio. O Espaço Impulso gerou oportunidades de negócios, fomentou iniciativas para aumento de produtividade agrícola e pecuária, além de criar e acelerar ambiente de networking, capacitação técnica e engajamento de diversos stakeholders do setor agro;

Design Sprint para soluções digitais
8 Sprints foram desenvolvidos e aplicados focando em comportamentos, revisão de processos e ajustes analógicos, seguindo diagnóstico prévio.

Transformação Digital na Agrária Agroindustrial
A ação de inovação na Cooperativa Agrária se desenvolveu por meio de uma jornada estruturada, que combinou planejamento estratégico colaborativo, implementação ágil e capacitação interna.