Espaço Impulso - Hub de Inovação do Agronegócio

Espaço Impulso - Hub de Inovação do Agronegócio
Contexto
O Espaço Impulso foi concebido como uma resposta à crescente demanda por inovação no agronegócio, especialmente no Oeste do Paraná, um dos polos mais dinâmicos do setor no Brasil. A iniciativa surgiu da parceria estratégica entre a Coopavel e o Itaipu Parquetec, unindo o conhecimento prático do agronegócio à expertise tecnológica e de pesquisa avançada, garantindo, desse modo, um ecossistema favorável, agregando valor substancial às empresas e startups parceiras, promovendo o crescimento sustentável e a excelência competitiva.
A motivação para sua criação foi impulsionada por diversos fatores:
• A busca por soluções tecnológicas que aumentassem a eficiência e sustentabilidade no campo;
• O desejo de conectar startups e empresas âncoras em um ambiente colaborativo,
• A oportunidade de transformar o Show Rural Coopavel em um ponto de referência para inovação contínua, além dos dias do evento, pois o hub é um grande legado da feira.
Desafios
Entre os desafios enfrentados estavam a construção de um modelo eficaz de colaboração entre diferentes atores do ecossistema e a criação de uma infraestrutura capaz de suportar testes e validações tecnológicas em larga escala.
Hoje, com uma área experimental de 720 mil m², o Espaço Impulso atua como um catalisador para soluções tecnológicas e sustentáveis que promovem melhorias no agronegócio.
Desenvolvimento
A implementação do Espaço Impulso exigiu um planejamento diligente para integrar diferentes stakeholders do agronegócio em um modelo de inovação aberta. Para o início de suas atividades, foi necessário estabelecer uma infraestrutura física e tecnológica robusta, capaz de suportar as demandas do agronegócio 4.0. A área de 720 mil m² foi estruturada como uma fazenda experimental, permitindo testes e validações de tecnologias em escala real. Além disso, o espaço físico foi equipado com conectividade 5G, IoT e Wi-Fi 7, criando um ambiente de alta conectividade para startups e empresas âncoras desenvolverem suas soluções.
O Espaço Impulso conglomera diversas empresas com soluções que atendem várias cadeias do agronegócio. Assim, o produtor rural, que é o cliente final das tecnologias, pode ter, por meio do hub, acesso a vanguarda tecnológica, a qual melhora sua produtividade no campo. Ainda, buscou-se parcerias com instituições de fomento, universidades da região e outros espaços de inovação para criar um ecossistema integrado que favorecesse a troca de conhecimento e a aceleração de projetos inovadores.
Foi necessário desenvolver programas específicos para as empresas e startups residentes, como mentorias, acompanhamento de projetos, eventos de networking e palestras com especialistas. Estas ações oxigenam a dia a dia do Hub de modo a perenizar a inovação. Oportunamente, o hub está inserido no Iguassu Valley, ecossistema de inovação do Oeste Paranaense, que em 2022 foi eleito o mais consolidado do Brasil pela Confederação Nacional das Indústrias.
Houve um preparo significativo para viabilizar o Espaço Impulso, incluindo capacitação das equipes da Coopavel e Itaipu Parquetec, além da criação de parcerias com universidades e instituições de pesquisa. Esse preparo foi essencial para consolidar uma cultura de inovação aberta dentro da Coopavel e para integrar o hub ao ecossistema Iguassu Valley. O processo também envolveu a adaptação de metodologias colaborativas que potencializassem o relacionamento entre startups, empresas âncoras e produtores rurais, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável no agronegócio.
Resultados
A criação do Espaço Impulso trouxe resultados significativos para o agronegócio e para a Coopavel, consolidando-se como um marco na integração entre inovação tecnológica e práticas dentro do agronegócio. Entre os principais aprendizados está a aceleração da cultura de inovação aberta dentro da cooperativa, permitindo maior agilidade na implementação de projetos e programas inovadores. Essa iniciativa fortaleceu a conexão entre startups, empresas âncoras e produtores rurais, criando um ecossistema dinâmico que promoveu soluções disruptivas para o setor agroindustrial.
Em se tratando de impactos, em especial os financeiros, o Espaço Impulso gerou oportunidades de negócios ao atrair grandes players do agro e startups, além de ampliar a visibilidade de empresas parceiras no Show Rural Coopavel. As inovações articuladas pelo hub contribuíram para o aumento da produtividade agrícola e pecuária, impactando positivamente a economia local e regional. No tocante aos impactos não financeiros, o hub fomentou networking estratégico, capacitação técnica e maior engajamento dos atores do setor agro. Além disso, promoveu avanços em sustentabilidade, como o uso de tecnologias sustentáveis e redução de impactos ambientais.
Próximas iniciativas
Em 2025, foi divulgado durante a 37º edição do Show Rural Coopavel o projeto de ampliação do Espaço Impulso, que passará por uma significativa expansão, que prevê um espaço ainda mais amplo e moderno para acolher iniciativas inovadoras e facilitar a interação entre os integrantes do Hub de Inovação do Agro.
Além da ampliação física, o Espaço Impulso tem a meta de dobrar o número de empresas e startups que integram o Hub para potencializar ainda mais as conexões, negócios e projetos entre os parceiros de inovação. Também, estão previstas áreas exclusivas para exposição de tecnologias e novos espaços colaborativos para fomentar conexões estratégicas ao longo do ano.
Responsável pelo case
Kleberson Hayashi Angelossi
Gerente de Inovação
e-mail: inovacao@coopavel.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Frimesa adota energias renováveis em sua estratégia ESG
Com uma matriz energética limpa e diversificada, cooperativa agropecuária ganha em sustentabilidade. A agenda ESG ocupa um papel importante no planejamento da Frimesa. A política energética faz parte dessa jornada sustentável. Em 2021, a cooperativa iniciou um processo a fim de tornar sua matriz energética renovável e limpa. Ao todo, as energias renováveis já correspondem a mais de 98% do consumo de energia da Frimesa.

Gente de Resultado – Inovação, Engajamento e Reconhecimento na Frimesa
O Programa Gente de Resultado consolidou-se como uma iniciativa essencial para promover inovação, engajamento e reconhecimento dentro da Frimesa. A valorização das boas ideias fortalece a cultura organizacional e impulsiona a empresa rumo a um crescimento sustentável e colaborativo.

Lar Cooperativa: automatização dos pedidos de ração
Para eliminar problemas com esquecimentos por parte dos avicultores, cooperativa criou sistema que proporciona melhor planejamento de compras.. Para eliminar problemas com esquecimentos por parte dos avicultores, cooperativa criou sistema que proporciona melhor planejamento de compras.

Coagru: escola técnica para desenvolvimento dos cooperados
Além da capacitação, a Escola Técnica Avícola ajuda a elevar produtividade e ganhos financeiros dos aviários. Após identificar dificuldades na avicultura, a cooperativa Coagru desenvolveu uma escola técnica dentro das suas dependências para qualificar a mão de obra e elevar a produtividade dos cooperados. O investimento para viabilizar o projeto foi obtido junto a uma cooperativa de crédito do Sicredi.